domingo, 26 de setembro de 2010

Jabuticabeira


Árvore de 3 até 15,0 m de altura, tronco claro, muito ramificada, folhas pequenas ovais opostas e lanceoladas.
Flores pequenas e brancas que surgem diretamente no tronco e nos ramos e que atraem insetos.
Os frutos que se seguem são globosos, de tamanho variável entre 1,5 e 2,9 cm de diâmetro na cor roxa, mas também verde ou rosado.
De polpa branca, adocicada com até 4 sementes.

A jabuticabeira é uma árvore de clima tropical ou subtropical úmido.
Não suporta seca prolongada nem geadas.

Regiões onde as chuvas são poucas ou irregulares será preciso regar a planta ou fazer irrigação controlada no pomar.
Podem ser cultivadas desde o Rio Grande do Sul (média de 20 ºC) até o Pará (30 ºC).

Não aprecia regiões de ventos fortes, então nos plantios comerciais são usados quebra- ventos.
O solo de cultivo melhor é o sílico-argiloso de pH 6,5 a 7,0, fértil, bem drenado e boa umidade.

Pavão


O pavão (Pavo cristatus) é uma ave de grande porte, da Ordem Galliformes, pertencente à família Phasianidae. Seus “parentes” mais próximos são os Faisões.

Essas aves têm origem na Ásia (Paquistão, Sri Lanka e Índia), sendo que na Índia já foram considerados animais sagrados. Pode chegar a mais de 2 metros de comprimento (incluindo a cauda) e 80 cm de altura. Pesa aproximadamente 4 kg. Os machos são maiores e mais vistosos que as fêmeas.
A beleza das penas e a exuberância das cores na cauda do pavão fazem com que essa ave seja considerada uma ave ornamental. Tornou-se, inclusive, símbolo de status, pois costuma ser encontrado em jardins de mansões espalhadas pelo mundo, além de ser encontrado por parques no mundo todo. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades são as cores naturais das penas da cauda do pavão. Os pavões de plumagem preta, branca ou púrpura, são resultados de seleção artificial.
Para voar, o pavão precisa correr uma determinada distância, sendo que seu vôo é muito desajeitado e ruidoso.
Alimentam-se de frutas, sementes, folhas, pétalas, insetos e pequenos mamíferos e répteis. Costumam se alimentar duas vezes ao dia: pela manhã e pela noite.
Os pavões passam a noite no topo das árvores, e quando ameaçados, é para as árvores que eles fogem. Ao cair da noite, costumam gritar, sendo que na época do acasalamento, seus gritos noturnos se tornam extremamente desagradáveis.
São aves territorialistas, ou seja, não aceitam a presença de outros animais, sobretudo se forem machos da mesma espécie. Nesse caso, o pavão macho que teve seu território invadido por outro macho, briguento por natureza, luta com o adversário até que o estranho saia de sua área. Quando perde, o pavão se retira do território que até então era seu, e sai em busca de outro território. Quando irritados, destroem arbustos e flores.
O acasalamento dos pavões não passa despercebido a quem esteja pelos arredores de seu território. Isso ocorre por que durante a época do acasalamento, essas aves gritam durante o dia e a noite. Cada macho acasala com várias fêmeas. O ritual do acasalamento é marcado principalmente pela forma como o macho corteja a fêmea. Ele abre a cauda que fica com a forma de um leque, enquanto cada fêmea começa a fazer seu ninho na parte mais alta do território. Consumado o fato, a fêmea põe entre 4 e 7 ovos, que são chocados por aproximadamente 28 dias.
Um pavão pode viver cerca de 30 anos.

domingo, 12 de setembro de 2010

Ipê


Ao entrar em floração, o ipê perde totalmente as folhas e, como uma grande mancha de cor, impõe suaexuberância à paisagem. Conhecido em todo o Brasil, é a árvore nativa que representa a nacionalidade.

Árvore da família das bignoniáceas, a mesma da peroba-do-campo e outras madeiras de lei, o ipê pertence ao gênero Tabebuia, palavra tupi que significa "o que bóia, o que flutua". Cresce devagar e começa a florir antes dos cinco anos, ainda com pouca altura. A madeira, dura, pesada e resistente, é usada em obras de marcenaria. Há três espécies mais conhecidas, todas com cinco a dez metros de altura, comumente plantadas para efeito paisagístico nas regiões tropicais e subtropicais do país.
O ipê-roxo (T. heptaphylla), também chamado de ipê-uva ou ipê-piranga, frequente no Centro-Oeste e no Sul, é o primeiro a florir: de maio a julho, nos lugares mais frios, ou de junho a agosto, nos mais quentes. O ipê-amarelo (T. chrysotricha), também chamado de ipê-tabaco ou pau-d'arco, frequente em Minas Gerais e do Espírito Santo ao Paraná, floresce entre agosto e setembro. O ipê-branco (T. odontodiscus), frequente nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, floresce de setembro a outubro. Todas as espécies exigem plena exposição ao sol, adaptam-se a solos de tipo argilo-arenoso e propagam-se por sementes, contidas em vagens cuja formação se processa após a queda das flores e durante a brotação progressiva de uma nova folhagem

Onça Pintada


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:




Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. onca

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar
O acasalamento da onça pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar de 1 a 4 filhotes por ano. Quando nasce, o filhote costuma pesar 1 kg aproximadamente.
Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Esta presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.
Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio. O animal macho atinge a maturidade sexual por volta dos 3 anos, enquanto a fêmea alcança com apenas 2 anos. A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente. Em cativeiro, a onça pintada pode passar de 20 anos.
Para caçar, as onças preferem o período da noite.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Período de gestação: 95 a 110 dias
Comprimento: em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso: aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm

ATENÇÃO !

APARTIR DE AGORA, A CADA DIA QUE PASSAR VOU FALAR SOBRE AS CURIOSIDADES DE UM ANIMAL E DE UMA PLANTA !

sábado, 11 de setembro de 2010

11/09/10, Sábado

Pessoal, hoje pretento falar um pouco sobre : o que são seres vivos ?

Os seres vivos são formados de células, tanto o ser humano e tanto uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes uma da outra e nem todas as células que compõem o corpo de um ser vivo são iguais, concluindo assim que todos os seres vivos são constituídos de células.